Arquivo de Fotografias da página inicial do RonTekhne
Apartheid na África do Sul
Autoria: AP
[Maio de 2025]Por quase 90 anos, os nacionalistas brancos reprimiram a população negra na África do Sul.
Leap of faith
Autoria: Subhran Karmakar
[Abril de 2025] Vencedor do Black & White Award em Janeiro de 2025, o fotógrafo Subhran Karmakar eterniza um menino saltando em um reflexo ondulante em Calcutá, na Índia. "Um pequeno e mágico pedaço de vida, como se a cidade sussurrasse isso só para mim." - descreveu o autor.
Três jovens, da série "Carnaval"
Autoria: Carlos Vergara
[Março de 2025] "Para não usar o power, do black power, escrevemos 'poder'", relatou um deles sobre a palavra de protesto no peito, acrescentando que negro sem camisa durante a ditadura era tido como vagabundo. Naquele dia, os jovens haviam pegado o trem em Oswaldo Cruz, bairro na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, para se divertir no Carnaval do centro, às margens da estação Central do Brasil, quando foram abordados pelo fotógrafo.
El Periodo Especial
Autoria: Bela Doka
[Fevereiro de 2025] Do projeto fotográfico El Periodo Especial, A fotógrafa húngara Bela Doka capturou a vida nas ruas de Cuba durante o chamado “Periodo Especial”. Um período de crise econômica que se iniciou em 1991, após o colapso da União Soviética.
Txitxopi
Autoria: Sebastião Salgado
[Janeiro de 2025] Isolados em um mundo que avança rumo à hiper conectividade, os korubos são uma das tribos amazônicas menos contactadas. Sebastião Salgado nesta emblemática fotografia, retrata o perfil de Txitxopi com uma lança esculpida em madeira, arma típica dos korubos, no acampamento de caça no Rio Ituí, terra indígena no Vale do Javari, estado do Amazonas, Brasil, em 2017.
Destroy together
Créditos: Haikun Liang
[Dezembro de 2024] O vencedor absoluto do Black and White Photo Awards 2024 foi Haikun Liang, com a sua fotografia Destroy Together. Com esta impressionante fotografia, tirada durante o festival da primavera na China, ganhou o título de Fotógrafo em Preto e Branco do Ano 2024.